quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Performance "Saudade de você"




Marcada para ocorrer às 16:30 h do dia 05 de novembro conforme anúncio oficial do site do IHAC, site Coisas para fazer em Salvador, Agenda Cultural, etc, a apresentação só ocorreu em virtude da forte energia e união dos colegas estudantes do BI de Artes da UFBA. A autora Déia Moro e sua equipe foram terrivelmente atropeladas pela inusitada filmagem de uma propaganda do ENEM com o ator Wagner Moura coordenada pela Malagueta filmes.
Como tratava-se de uma performance homoafetiva cogitou-se a possibilidade de estar ocorrendo um boicote. Mas tudo indica que uma falha provocou este choque de eventos. Mesmo assim não se justificam a desconsideração e falta de atitude dos dirigentes para com as artistas do BI de Artes que ficaram tremendamente abaladas principalmente com os prejuízos morais e psicológicos.

Tratemos agora do lado positivo e igualmente inusitado. Uma corrente energética do bem veio em apoio à colega e artista Déia Moro e a demoveram da decisão de marcar uma nova data. Queriam a performance de todo jeito. Mas a garota que colocaria seu dorso como suporte da poesia já havia se retirado. Déia recolhia seus panos pintados e pendurados na árvore do gramado em estado de completa desolação. Ela os colocara ali às 15 h para sinalizar o local. Surgiam mais colegas e, como uma onda que se alevanta, uma colega afrodescendente (porque o ato simbolizava o amor de uma mulher branca por uma negra) se dispôs a substituir a outra que se fora num ato de total solidariedade, companheirismo. Todos os demais se postaram em círculo e a balançar os panos coloridos enquanto Déia concentradamente escrevia sobre a pele da “morena de lábios carnudos” sua terna declaração poética. Todos se emocionaram, aplaudiram efusivamente, e ainda se espantaram com a declamação comovente enquanto a morena se afastava, partia, deixando saudosa a autora dos lindos versos.

Vitória Régia

3 comentários:

  1. Maravilhaaaa!!!

    Parabens Déa!!!

    Sucesso!!!

    ResponderExcluir
  2. Déia e Clara,
    Performance e Fotografia,
    artes complementares,e importantes , pois sem elas
    não poderia "presenciar" tanta beleza.

    ResponderExcluir