quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Aula do dia 30/09/2009

A aula do dia 30 começou com a apresentação de duas participantes do trabalho sobre Helio Oiticica, foi um fechamento do trabalho que havia começado quarta passada. Em que Izilda fez uma releitura de uma das obras do Hélio, ao mostrar a obra ela ainda disse:


“Estou indignada com essas pessoas”


Juanita fecha o trabalho falando mais um pouco sobre as obras de Oiticia e que das obras dele a que mais lhe chamou atenção foram aquelas em que o artista utilizou a cocaína. A professora fala na possibilidade de Hélio trazer nas obras dele a ampliação da sensibilidade

O grupo composto por Jobert, Mirelly, Lorena, Adriana, Arnoldo, Big e João Rafael faz uma apresentação sobre Lygia Clark (1920-1988).

Big inicia a apresentação lendo um texto sobre Lygia. Arnoldo faz uma historiografia da artista e apresenta algumas das obras dela. Mirela falou da obra Os Bichos, houve espaço para novas falas e a profressora comenta: “Lygia queria tirar a obra da parede”. Com isso Adriana e Jobert fecham a apresentação falando sobre as Máscaras Sensoriais produzidas no ano de 67, momento em que Lygia começa com o suporte fora, em que a idéia principal era promover uma experiência solitária, a exploração do campo sensorial e a busca pelo autoconhecimento.

Relação intersubjetiva

O grupo fecha o trabalho falando que o ser humano é um molde. A sala interage fazendo uma teia de borracha e envolvendo as pessoas com essa teia, que foi também umas das obras de Lygia.

O último grupo composto por Ana Cristina, Fernando e Luiz foi sobre Poesia Concreta ao qual estavam ligadas pessoas como: Lygia Clark, Haroldo de Campos, Décio Pignatari.

Fernando levou uma música chamada Uns de Caetano. Houve uma discussão sobre a relação da arte com a matemática.

Fala de alguém: “o corpo está interligado à poesia concreta”

Luiz apresenta sobre o tema e mostra obras suas feitas com influência da Poesia Concreta e diz: o poema comunica a idéia de um jeito diferente, menos explícito.

Vitória mostra filmagem que ela fez das coisas que a desagradavam na cidade. Ela fez uma filmagem enquanto andava por seu bairro mostrando a calçada esburacada.

Ana fala sobre moradores de rua (desconforto). Houve discussão sobre moradores de rua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário