terça-feira, 29 de setembro de 2009

O que foi que rolou mesmo na aula do dia 23 de setembro?

Helio oiticica





A apresentação da Equipe, Helio Oiticica, começou com uma novidade. Um dos componentes do grupo apareceu com saco de feira cobrindo o rosto e um lenço preto com abordagens de desenhos brancos que corria pelos ombros. O que viria ser aquilo?


Mas tarde ficou fácil entender a proposta, pois quando se fala de Helio Oiticica é comum que haja manifestações de tudo que se identifica como alternativo.
Helio Oiticica foi o tipo de artista que experimentou de tudo enquanto viveu!De tudo mesmo!Experimentou novos formatos aplicados a pintura, experimentou morar em outros lugares, experimentou gastar dinheiro com drogas ao ponto de ficar duro e ter de recorrer à ajuda financeira, experimentou recolher asfalto na rua e levar pro banheiro de casa a fim de construir algo diferente.


Helio oiticica gostava de desafios, e na sua carreira passeou no Neoconcreto e assim separou a sua obra em duas fases: visual e sensorial.
Ao fim da apresentação eu não pude me conter com o saco de feira que tava na cabeça de um individuo da equipe em destaque e perguntei:
-você sente o que com isso no rosto? Você sente vontade de pular, de sair por aí sem destino, ou isso te levar a um estado de reflexão?
- (...) incomoda muito. (respondeu-me o entrevistado)

Esclarecendo aqui o nome do troço é Parangolé, um saco furadinho que na verdade é um genérico da obra original do Hélio oiticica. A função Parangolé era
Isolar o usuário em mundo novo que o possibilitaria explorar as áreas sensoriais do corpo. Além dessa criação Oiticica deixou obras como: Penetráveis, esse em especial tem um beliche cheio de teia, rádioe etc. uma verdadeira zona que se minha mãe visse iria me proibir de estudar o oiticica de uma vez, já que minha mãe vive reclamando “seu quarto só anda desarrumado, vai forrar essa cama”. Quando tem um livro fora do lugar ela diz “ você não era assim, você mudou viu! Ta uma zona o seu quarto” Imagina aí se minha visse essa obra do Hélio... Além do penetrável tem outras invenções desse artista superior,aí vai a lista: Núcleos,sólidos,ninhos e tropicália.
No final da apresentação o indivíduo do saco de feira se revelou e sabe quem era?
Deixarei pra falar sobre isso na próxima postagem...




WELLDON JORBERT

4 comentários:

  1. desafio: qual a diferença da bagunça do quarto e os penetráveis do oiticica? não vale dizer que ele é um artista famoso e nós não... quem quer arriscar?

    ResponderExcluir
  2. rarará.......ótimo desafio....uahuahu

    o meu quarto desarrumado é o reflexo da minha mente,dos meus pensamentos sempre perdidos no dia...hauhauhauha..kkkk(usava esse argumento pra convencer a minha mãe..rsrs)

    ResponderExcluir
  3. Sempre cola Jorbert?
    Qto ao meu quarto a diferença é somente a autoria ...

    ResponderExcluir